Anúncio

domingo, 9 de agosto de 2015

#InfoDica - Diagnosticando sua Internet!

Olá! Este é o primeiro Info Dicas do blog. E para abrir com chave de ouro, a primeira dica será útil e prática, sendo acessível a qualquer usuário. Vamos lá!

Imagine esta situação: Você quer acessar uma página de vídeos ao vivo, como o twitch.tv, mas sua conexão não parece estar muito afim de carregar a página devidamente, consolidando boa parte do código e em alguns casos retornando a página em branco. Isso se deve por possíveis fatores: Seu roteador ou seu DNS pode estar consolidado.

Para solucionar esse problema, iremos focar em cada uma dessas duas possibilidades e, em seguida, iremos analisar se houve melhorias na estabilidade da conexão.

Antes de começarmos, faça o teste de conexão direto via Prompt de Comando. Fazer isso é rápido e prático: Abra o Iniciar e procure por Prompt de Comando (OU segure as teclas WIN e R juntas e digite cmd) --> Logo após, digite "ping google.com -t"; Esse comando irá se conectar várias vezes a um site "google.com" e vai retornar á máquina o tempo gasto para acessar tal webpage. Quanto menor o tempo em 'ms', mais rápida será a resposta da página.
Exemplo de retorno: Reply from 100.200.300.4: bytes=32 time=90ms TTL=51
Explicação didática: Resposta de SEU IP: TAXA_DE_BIT=32/64 RETORNO:Xms CONCEITO_DE_REDE=QUANTIDADE
Nesse caso, 90ms é um tempo de espera mediano, mas que irá mudar a medida da qualidade de seu provedor de internet.

POSSIBILIDADE 1: SEU ROTEADOR
O roteador pode ser um problema sim! Como todo sistema, o roteador também recebe atualizações de Firmware, e isso pode desde ajudar a até mesmo "brickar" o seu dispositivo, tornando-o mais lento e cheio de bugs internos. Mas, como na maioria dos casos os roteadores Brasileiros não recebem atualizações a todo momento, o problema foca-se em o tempo em que o Hardware ficou ativado. Sendo assim, retire o roteador da tomada por 10 ~ 20 segundos e ligue-o novamente. Faça o teste do Ping citado acima e analise os resultados.

POSSIBILIDADE 2: SEU DNS
DNS, basicamente, é um tipo de banco de dados global, que armazena tudo visto na internet. Eles podem ajudar as páginas a serem carregadas mais rápidas em sua máquina, sendo um belo dum ajudante. Como já aparecem acompanhando as configurações do roteador, não será necessário modificá-los (Deixaremos para outro InfoDicas); Iremos, na verdade, limpá-los! E o processo é simples: Abra o Prompt de Comando, e digite o seguinte comando: ipconfig /flushdns - Logo após uma mensagem de limpeza concluída irá aparecer. Em seguida, repita o teste do ping citado acima e analise o tempo de resposta (Quanto menor o tempo = melhor resposta de rede)

Esse foi o #InfoDicas de hoje! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário