O Guia do Hardware.net foi ao ar em fevereiro de 1999, há exatos 15 anos. Desde o inicio o foco do site foi atender o público técnico, que buscava não apenas especificações e benchmarks dos novos lançamentos, mas acima de tudo explicações técnicas sobre como as coisas funcionam. Essa era a época em que ter um PC ainda era um luxo. Tudo era muito mais caro e o hardware era muito mais limitado, o que fazia com que cada um tentasse extrair todo o desempenho possível do equipamento. Deixar o sistema limpo, otimizar as configurações, fazer overclock, mexer no registro do Windows e assim por diante eram ocorrências comuns para qualquer um que tinha um PC e uma curiosidade um pouco acima da média. O Linux ainda estava em sua infância, e simplesmente instala-ló demandava um conhecimento substancial não apenas sobre o próprio sistema, mas também sobre o hardware da máquina. Mesmo o acesso a internet ainda era algo recente, feito através de modems de 36.6 kbps.
De lá pra cá as coisas mudaram muito. Os PCs se tornaram muito mais acessíveis e lentamente começaram a perder espaço para os notebooks, e em seguida para os smartphones e #tablets. A computação se tornou acessível às massas e os eletrônicos passaram a ser algo consumível. Cada vez menos usuários montam seus próprios PCs (muitos nem sequer ainda usam um PC!) e existe cada vez menos espaço para técnicos dedicados a configurar ou consertar coisas, já que sistemas como o Android, Ubuntu e o Windows 8 são muito simples de usar e manter e o dono tem cada vez menos acesso as entranhas do sistema, passando o foco a ser os aplicativos e não mais as configurações e manutenção. O foco geral da computação foi transferido para o mercado de consumo, com produtos cada vez mais descartáveis e cada vez menos espaço para os escovadores de bits.
Como consequência, a grande maioria dos sites técnicos passaram a dar mais enfoque para noticias, testes e coberturas de lançamentos, e menos enfoque aos aspectos técnicos, visando atender a demanda do publico. Proporcionalmente, cada vez menos estão interessados em explicações técnicas. Em um sentido isso é bom, pois mais pessoas passaram a ter acesso à computação, mas por outro lado esses novos tempos são um pouco frustrantes para quem é das antigas.
Essas mudanças de rumo tornaram nosso trabalho no GDH de certa forma obsoleto. De um certo tempo pra cá o ritmo de atualizações no site veio caindo, como deve ter notado, e eventualmente chegamos a conclusão que o melhor seria partir para outros projetos. O site continuará no ar indefinidamente, servindo como uma ferramenta de consulta para todos os tutoriais e artigos publicados. O forum também continua funcionando normalmente, com as acaloradas discussões de sempre e o arquivo completo de todas as mensagens anteriores.
Publicado por: Wɑɳ Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário