Não é o Ubuntu perfeito mas é quase!
Olá pessoal! Hoje muito orgulhosamente apresentamos a vocês a mais nova versão da nossa remasterização do Ubuntu, o chamado Diolinux OS, chega a sua versão 4 tendo como base o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander.
O Ubuntu como ele deveria ser
Este projeto vem sendo discutido à tempos, especialmente a base de software, por isso resolvemos colocar na distro o que há de melhor tendo como base o numero de downloads e a avaliação que os programas tem na Central de Programas do Ubuntu de forma que ele viesse com a melhor seleção de programas possível!
O que tem novo aí?
Além da novidades como o Kernel 3.11.0.12 são as mesmas no Ubuntu 13,10 tradicional, outra coisa original que também ficou foi o tema plymouth, acredito que as demais características sofreram alguma modificação.
Para começar removemos todo o "entulho" do sistema, de modo que programas como:
- Empathy
- WebApps
- Amazon
- Ubuntu One Music
- Serviço de Landscape
- Orca
- Transmission
- Rhythmbox
- Jogos
- Shotwell
- Thunderbird
Outras coisas foram apenas desabilitadas por padrão, como as Smart Scopes e as buscas indexadas através do Zeitgeist e também os envios de relatórios para a Canonical; alguns podem questionar a saída do Thunderbird, mas a verdade é que a maioria das pessoas acessa seu e-mail diretamente do site, quem necessitar de um programa assim pode instalar sem problemas. É bom frisar que todos estes recursos podem ser instalados novamente através da Central de Programas do Ubuntu.
Programas que entraram
Como muitos bons programas saíram, outros melhores entraram, pelo menos na opinião da maioria das pessoas, são eles:
- Idioma PT-BR por padrão
- Atualização do Sistema
- Clementine Music Player
- VLC Media Player
- Ubuntu Restricted Extras
- Pidgin
- Google Chrome
- Shutter
- Java Oracle 7
- zRAM
- Preload
- Compiz Config
- Wine
- Ubuntu Tweak
- GIMP
- Dconf Editor
- Gparted
- GUFW ( Firewall )
- Synaptic
- qBittorrent
Instalar de Driver Wireless Windows
Acreditamos que com esses programas qualquer usuário comum terá toda uma base para realizar qualquer atividade corriqueira, sem exageros nos programas, tentamos pegar o melhor software de cada categoria, a única ressalva é a presença de dois Media Players, Totem e VLC, resolvemos manter os dois por conta das características diferentes de ambos.
Como você deve ter percebido faltou falar de alguns programas, mas eles sãos os mesmos que vem com o Ubuntu; claro que vem com o Libre Office, o Ubuntu One foi mantido por conta da nova e boa característica de sincronização de contas da Canonical.
Otimização e aparência
Dessa vez a aparência ficou em segundo plano, mas modéstia à parte ficou mais bonito que o Diolinux OS 3, baseado no Ubuntu 13.04.
Os ícones Moka-Dark garantem um visual padronizado aos programas com ícones arredondados, ele é uma coleção ainda em desenvolvimento e deve receber atualizações frequentes; o tema GTK chama-se Uncomplicated Theme, qualquer um deles pode se modificado através do Ubuntu Tweak que acompanha a distro, inclusive retornar ao tema original do Ubuntu, a distro ganhou uma nova seleção de Wallpapers.
Outro detalhe que foi modificado e que deu uma aparência mais limpa na distro foi a remoção das películas na barra lateral do Unity.
O sistema também foi otimizado par ao desempenho, com serviços inúteis sendo desativados na inicialização do sistema tornando o boot mais rápido, os efeitos do Compiz também foram "capados", porém que quiser utilizar pode ativar facilmente; o uso do zRAM aumenta o desempenho em relação ao Swap, sem Blur no Unity, com filtro de textura OpenGL mais rápido também, Preload para carregar os arquivos mais rapidamente, Libre Office configurado para usar mais memória e abrir mais rápido.
Acredito que essas sejam as principais características do Diolinux OS 4, talvez alguns pormenores ainda tenham ficado sem comentário.
Donwload e instalação
A distro possui apenas uma versão de 64 bits ( por voto dos leitores ) e por enquanto está apenas disponível através de duas fontes, e ainda não temos ela por Torrent, o sistema funciona via Live-DVD, e você pode testar ele antes de instalar usando o DVD ou um Pen Drive de pelo menos 2 GB.
Para instalar você pode escolher a opção de instalar diretamente no GRUB ou procurar pela palavraInstalar no Menu da Dash, a instalação em si é idêntica ao Ubuntu.
Google Drive
Mega
md5
cc4e2448d2639c4610b89de38c3f0c04
O download tem 1,4 GB aproximadamente e traz para você um sistema completo para o uso, se por acaso você tiver interesse em ajudar a divulgar o sistema, escrevendo uma resenha sobre ele, hospedando a ISO ou distribuindo ela por Torrent ( especialmente ) será muito bem-vindo!
Nos divertimos muito fazendo o sistema e esperamos sinceramente que ele seja muito útil para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário